Estresse ocupacional e qualidade de vida: um diagnóstico dos servidores da secretaria de educação de Lajes Pintada

Estresse ocupacional e qualidade de vida: um diagnóstico dos servidores da secretaria de educação de Lajes Pintada

Jefferson Brunno Maia Franco 


Resumo

Objetivos: O presente estudo teve como objetivo avaliar o estresse ocupacional e a qualidade de vida dos servidores lotados na SME. Método: O estudo é descritivo com corte transversal. Foi investigada uma amostra de 40 funcionários foi determinada a qualidade de vida do grupo e o nível de estresse em que eles se encontram e a relação entre ambos, correlacionando também com gênero, estado civil e grau de instrução. Resultados: Verificou-se que os homens apresentam um nível de estresse maior do que as mulheres, porém não chega a ser um resultado significante, pois a media (2,22) do nível de
estresse geral entre os servidores é baixa. Foi diagnosticada uma boa qualidade de vida para o grupo entrevistado. Detectou-se também que o estresse ocupacional não interfere na qualidade de vida dos servidores lotados da SME. Conclusão: Os níveis de estresse não indicaram influência sobre a  qualidade de vida dos servidores, não havendo correlação entre essas variáveis.

Palavras-chave: Estresse ocupacional. Qualidade de Vida. Servidores Públicos.

Texto completo:
FRANCO, Jefferson Brunno Maia. Estresse ocupacional e qualidade de vida: um diagnóstico dos servidores da secretaria de educação de Lajes Pintada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial