Praças urbanas como espaços públicos de lazer: um estudo de caso sobre as praças Pedro Velho e Aluísio Alves em Natal - RN
Jéssica Cristiane de Lira Maia
Resumo
As praças são espaços livres públicos destinados ao convívio da população, que possibilitam a criação e o fortalecimento de laços de amizade e de pertencimento, a prática de atividades de lazer, bem como visam à salubridade do ambiente urbano pelo seu caráter sanitário e estético. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo analisar os usos e funções das Praças Pedro Velho e Aluísio Alves, como espaços públicos de lazer na cidade de Natal – RN, considerando as práticas cotidianas, os significados e as motivações de uso dos frequentadores destes espaços. Para isso realizamos um estudo exploratório com utilização de entrevistas semiestruturadas, que nos permitiram identificar as inúmeras razões pelas quais as pessoas frequentam estas praças, entre os quais destacamos os encontros, brincadeiras, descanso, meditação, etc. Também tercemos considerações sobre a estrutura física destes locais e sua manutenção. Concluímos que as praças continuam sendo um espaço de convergência entre diversos grupos ou “tribos” e um equipamento específico de lazer para muitas pessoas.
Palavras-chave:
Praças. Lazer. Espaço público.
Texto completo:
MAIA, Jéssica Cristiane de Lira. Praças urbanas como espaços públicos de lazer: um estudo de caso sobre as praças Pedro Velho e Aluísio Alves em Natal - RN.



Nenhum comentário:
Postar um comentário