Programa Esporte e Lazer da Cidade: relato das ações de operacionalização do Programa pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
Lucyana Kelly Silva da Costa
Resumo
O presente trabalho busca relatar a experiência de operacionalização do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande Norte, especificamente pelo Campus Cidade Alta e o papel enquanto coordenadora geral do referido programa, no intuito de analisar os processos de operacionalização de um programa de política pública de esporte e lazer e sua implementação por uma instituição de ensino, apontar os instrumentos de monitoramento utilizados durante o processo de operacionalização do PELC/IFRN, discutir sobre os mecanismos de desenvolvimento da formação em serviço/ formação continuada dos agentes sociais de esporte e lazer e descrever os aspectos que contribuem para os avanços das políticas públicas de esporte e lazer nos 07 ( sete) municípios que foram atendidos pelo PELC/IFRN, durante o convênio firmado com o Ministério de Esporte no período 2010/2011. Os municípios atendidos neste convênio foram: Ipanguaçu, Parelhas, São Tomé, Lagoa de Velhos, Messias Targino, São Miguel do Gostoso e Serra Negra do Norte. Diante disso, foi utilizada a seguinte metodologia: pesquisa bibliográfica e pesquisação, desenvolvida através da realização visitas técnicas agendadas, visitas técnicas sem agendamento, reuniões com os coordenadores de núcleos e os agentes sociais de esporte lazer, reuniões com os gestores do programa em cada município, analise dos diagnósticos e dos relatórios mensais e final de cada núcleo e aplicação de questionários abertos respondidos pelos participantes das atividades. Assim identificou-se que o monitoramento correspondentes aos mecanismos de operacionalização através dos instrumentos elaborados são de significativa importância para o pleno desenvolvimento e implementação de um programa de política pública que objetiva democratizar o acesso as práticas do esporte e do lazer. Por último percebeu-se que ocorreu um processo pedagógico que irá contribuir com os municípios durante uma efetiva política pública sem a necessidade de uma coordenação geral do PELC/IFRN. Conclui-se também através desta pesquisa que o IFRN, Campus Cidade Alta deve manter experiências como o PELC/IFRN visando fortalecer seu papel enquanto uma instituição de ensino de importância para o desenvolvimento do estado.
Políticas públicas. Monitoramento. Avaliação.
Texto completo:
COSTA, Lucyana Kelly Silva da. Programa Esporte e Lazer da Cidade: relato das ações de operacionalização do Programa pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário