O lazer desportivo como elemento para o desenvolvimento pessoal dos atletas do clube de basquete paraolímpico do RN, “Os Tigres”.
Heloísa Sales de Freitas
Resumo
Nas últimas décadas, a inclusão de pessoas com qualquer tipo de deficiência vem sendo um alvo a ser alcançado, já que elas foram descriminadas durante muito tempo. E o processo inclusivo teve sua origem nos movimentos nacionais e internacionais que tinham por objetivo buscar políticas de inclusão. Hoje, devido aos avanços das ciências, das informações provenientes de diversos meios de comunicação, o preconceito aos poucos vem sendo minimizado. Acreditamos que as pessoas que tem deficiência, necessitam vivenciar momentos prazerosos com igual ou maior intensidade do que as pessoas sem deficiência para desenvolver suas habilidades motoras, a autoestima, independência, e principalmente, favorecer a inclusão social. Diante disso, iniciamos em 2012, uma análise sobre qual é o papel do esporte para o desenvolvimento pessoal da pessoa com deficiência física, tendo como objeto de estudo o Clube de Basquete Paraolímpico do Rio grande do Norte, “Os Tigres”. Utilizando de um método quali-quantitativo e descritivo, e como instrumento de coleta de dados, a observação não participativa e o questionário aberto com algumas questões de múltipla escolha, em que o participante pudesse escolher mais de uma opção em que lhe cabia. Os dados coletados e analisados apontam que o esporte como um elemento de desenvolvimento e de inclusão é significativa, pois proporciona uma forma de perceber a si mesmo, ajudando a superar as dificuldades iniciais e procurar aprender, conviver com suas limitações. Além disso, proporcionou entre os atletas uma nova visão e construção de um ambiente mais aberto à desigualdade. Porém, em relação à acessibilidade, os órgãos competentes, devem se empenhar mais para realizar adaptações arquitetônicas adequadas e estar preparada para receber qualquer tipo de público.
Inclusão. Deficiência física. Esporte.
Texto completo:
FREITAS, Heloísa Sales de. O lazer desportivo como elemento para o desenvolvimento pessoal dos atletas do clube de basquete paraolímpico do RN, “Os Tigres”.



Nenhum comentário:
Postar um comentário