A importância da educação para o lazer na escola: um estudo sobre o Programa de Assistência Estudantil do IFRN - Campus Natal Central.
Leísia Galvão de Azevedo Costa
Resumo
Como estratégia para prover condições de acesso e permanência na escola, o Instituto Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte/IFRN instituiu o seu Plano de Assistência Estudantil com a oferta de Programas com disponibilidade de bolsas destinadas aos estudantes que comprovem estar em situação de vulnerabilidade social e econômica. Neste estudo, buscou-se refletir sobre a importância da educação para o lazer aos discentes dos cursos técnicos integrados que estão vivenciando a primeira experiência laboral através do Programa Iniciação Profissional, justificando-se na necessidade de investigar como esses estudantes percebem essa experiência e conseguem administrar sua rotina de estudos e de lazer em função da redução de seu tempo livre com o ingresso ao Programa. Foi realizada análise documental de dados fornecidos pela Diretoria de Gestão de Atividades Estudantis, e aplicação de questionário com perguntas estruturadas e abertas a 28% dos alunos pertencentes ao universo em estudo. Foi possível analisar que o direito ao lazer se restringe às atividades desportivas disponíveis na escola e que a maioria não consegue conciliar o excesso de atividades a que é submetido com a vivência do lazer. Deste modo, constatou-se que há a necessidade de conscientização e implementação de atividades de lazer no intuito de que seu rendimento escolar não seja comprometido em virtude do cansaço causado pela sobrecarga de atividades diárias, sugerindo-se a promoção dessas atividades nos intervalos entre os turnos de aula pelos discentes do Curso de Gestão Desportiva e do Lazer ofertado na própria Instituição.
Assistência Estudantil. Educação. Lazer.
Texto completo:
COSTA, Leísia Galvão de Azevedo. A importância da educação para o lazer na escola: um estudo sobre o Programa de Assistência Estudantil do IFRN - Campus Natal Central.
Nenhum comentário:
Postar um comentário