Os jips, como instrumento de socialização e lazer , no ativo de produção Rio Grande do Norte e Ceará.

Os jips, como instrumento de socialização e lazer , no ativo de produção Rio Grande do Norte e Ceará.

Tales Camara de Lima


Resumo
O trabalho de pesquisa a ser apresentado é referente à monografia de conclusão do Curso Superior de Tecnologia em Lazer e Qualidade de Vida do CEFET-RN. O objeto de estudo são os Jogos Internos de Promoção a Saúde (IPS), desenvolvido pelo ativo de produção da Petrobrás da unidade RN e CE, cujo objetivo geral é analisar a atividade física, enquanto instrumento de lazer, tendo os JIPS como foco e instrumento motivacional contra o sedentarismo, bem como promotor de socialização e lazer dentro da empresa. O trabalho teve como objetivos específicos analisar o lazer e o esporte como elementos de interação no ambiente da empresa; caracterizar o lazer, inserido em um contexto empresarial; evidenciar a importância de atividades lúdicas proporcionadas pelo lazer e apresentar lazer como elemento mediador, no processo de relação social e profissional. O estudo de caso pode ser considerado como uma pesquisa participante pela intervenção realizada no evento, pois durante a
realização das atividades estava sendo desenvolvido o estagio do autor do presente trabalho monográfico. Por meio de estudos bibliográficos e observações de campo, concluiu-se que as atividades dos JIPS contribuíram no desenvolvimento das relações inter-pessoais entre os trabalhadores daquela empresa, contudo no que refere-se ao lazer percebeu-se que o esporte desenvolve um espírito competitivo, o que dificulta com que a atividade seja desenvolvida de forma desinteressada, ou seja, despreocupada com resultados. O presente trabalho buscou desenvolver um estudo nesse sentido, contudo merece um estudo mais profundo, e deve subsidiar novas pesquisas no que diz respeito a lazer e empresas.

Palavras-chave:
Lazer. Empresas. Atividades física.

Texto completo:
LIMA, Tales Camara de. Os jips, como instrumento de socialização e lazer , no ativo de produção Rio Grande do Norte e Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial