Humanização hospitalar: a contribuição do profissional de lazer nas instituições psiquiátricas
Driele Cendon Trindade
Resumo
Este estudo situa-se dentro de uma necessidade de analisar as possibilidades de contribuição de um profissional de lazer em instituições hospitalares psiquiátricas através de vivências de lazer. Assim, tem-se como objetivo diagnosticar essas contribuições no processo de humanização hospitalar, através dos interesses culturais do lazer aos pacientes portadores de transtorno mental através de um estudo de caso em um hospital do município do Natal-RN, melhorando a socialização e contribuindo
para a melhora da qualidade de vida dos mesmos. Para a concretização do objetivo foi necessária uma explanação dos conteúdos envolvidos, partindo da ideia de humanização através do lazer, o processo de humanização hospitalar, seguindo para a trajetória da doença, a reforma psiquiátrica e principalmente a contribuição do profissional de lazer no processo dessa humanização. . A metodologia utilizada foi o estudo de caso através de observações diretas não-participantes, feitas durante o convívio com o cotidiano hospitalar desta instituição. Através das análises realizadas, pode-se perceber que o papel do profissional de lazer no processo de humanização hospitalar fica caracterizado pela necessidade de democratizar as atividades de lazer contribuindo para todo um quadro social oriundo de uma revolução do mesmo. Esta iniciativa alem de abrir novos rumos para o profissional de lazer, contribuirá para fomentar as pesquisas sobre lazer na área de saúde.
Lazer. Humanização hospitalar. Saúde mental.
Texto completo:
TRINDADE, Driele Cendon. Humanização hospitalar: a contribuição do profissional de lazer nas instituições psiquiátricas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário