Cinemateca Potiguar e interação social: uma análise do uso do facebook como ferramenta de comunicação durante a realização da mostra cine é proibido cochilar.
Larissa Pereira Sales
Resumo
A pesquisa abordará o surgimento de grandes invenções da sociedade pós-industrial e pós-moderna, o cinema e a internet, para em seguida compreender uma Cinemateca, a Cibercultura e a distinção entre os conceitos de Mídia Social versus Rede Social, para assim chegar no objetivo geral do presente trabalho que é identificar se a Fanpage da Cinemateca Potiguar, projeto de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Natal - Cidade Alta, é uma ferramenta eficaz na formação de público. A investigação se desdobra como um estudo de caso da realização da mostra Cine é Proibido Cochilar que aconteceu em 2015, caracterizando-se como uma pesquisa quali-quanti. Para a análise dos dados, aplicou-se questionário semiestruturado com pessoas que participaram da mostra, assim como fez-se o levantamento do público durante o referido ano, através de coleta de dados do Relatório de Ações Internas do ano de 2015, Caderno de Assinatura e Agenda de Reserva da sala de exibição. A partir destas referências, foi realizado um comparativo e um cruzamento de informações com os dados de envolvimento do público com as publicações na página da Cinemateca Potiguar no Facebook, para constatar se o conteúdo publicado na mídia social teve influência sob a circulação de pessoas no espaço durante a realização da ação. Desta maneira, a análise aponta que as postagens que abordam a realização de mostras e festivais de cinema, são as que mais alcançaram interação entre os seguidores e não-seguidores da Fanpage.
Cinemateca potiguar. Cinema. Audiovisual. Mídias sociais.
Texto completo:
SALES, Larissa Pereira. Cinemateca Potiguar e interação social: uma análise do uso do facebook como ferramenta de comunicação durante a realização da mostra cine é proibido cochilar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário