Experiência e legado do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC), no Estado do RN, sob a ótica do professor Lerson Maia.
Genildson de Oliveira Silva
Resumo
Apesar de recente na realidade brasileira, a gestão de uma política intersetorial é não apenas um desafio para o Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC), estabelecido no estado do Rio Grande do Norte entre os anos de 2004 e 2012, como é, também, um princípio norteador e articulador de suas ações. Nesse sentido, o presente trabalho propõe-se a apresentar os conceitos e eixos estruturantes do programa em pauta, seus modos operantes e formas de participação e implementação, reunindo dados fundamentais para o diálogo e a execução da gestão de como esforço de pesquisa, com o objetivo de refletir, sob a ótica do professor Lerson F. S. Maia, suas experiências e legado. Como metodologia, foi realizada pesquisa através de estudo de caso em um estudo descritivo, com as seguintes técnicas de coleta de dados: entrevista semiestruturada e análise documental. A partir disso, o que ficou evidenciado foi que as experiências do PELC, em seus convênios realizados entre 2004 e 2012, no estado do RN, tiveram resultados que se dividem em legados tangíveis e intangíveis, construindo junto à população beneficiada uma relação diferenciada no que diz respeito à realidade local, principalmente em regiões de maior vulnerabilidade social e econômica. Nelas, conquistou-se uma interação voluntária de agrupamentos recreativos, culturais e sociais, materializando o direito, oferecendo respostas à necessidades sociais, antes negadas historicamente, democratizando uma política social de esporte e de lazer numa perspectiva popular, assim como a implementação da autogestão comunitária nos municípios do estado e o funcionamento de Núcleos de Esporte Recreativo e de Lazer e, de maneira análoga, o funcionamento da Rede CEDES (Centros de Desenvolvimento de Esporte Recreativo e de Lazer junto às Instituições de Ensino Superior), por meio do estímulo e fomento à produção e difusão de conhecimentos científico tecnológicos. Outro legado, ainda, foi a implantação e Modernização de Infraestrutura para Esporte Recreativo e Lazer, com a implantação e o desenvolvimento do programa em mais de cinquenta municípios no RN, atuando na formação e na gestão de pessoas, reconhecendo, buscando o aproveitamento e reforçando a formação dos alunos do IFRN. É possível, então, desenhar as vivências do lazer oferecidas pelo PELC como uma prática pedagógica, com tudo isso, sempre respeitando e valorizando à própria identidade cultural da comunidade e a introdução de novas experiências a ela.
PELC. Lerson Maia. Experiências. Legado.
Texto completo:
SILVA, Genildson de Oliveira. Experiência e legado do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC), no Estado do RN, sob a ótica do professor Lerson Maia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário