A vivências de jogos cooperativos nos momentos de lazer dos alunos da Escola do Evangelho da Igreja, na cidade de Mossoró.

A vivências de jogos cooperativos nos momentos de lazer dos alunos da Escola  do Evangelho da Igreja, na cidade de Mossoró.

Maria Hermelinda Sousa de Freitas Urtiga


Resumo
Considerando o tempo de lazer como um momento de relevante importância social, e visando a contribuir para que esse momento caracterizado por prazer e satisfação possibilite ao indivíduo relações humanas cada vez mais saudáveis que conduzam a um comportamento afetivo e cooperativo, esse trabalho tem como objetivo apresentar os beneficios dos jogos cooperativos vivenciados por um grupo de 72 alunos da Escola do Evangelho da Igreja em Mossoró. Essa pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso e apresenta as experiências resultantes da aplicação de uma série de jogos cooperativos ao referido grupo de alunos em momentos de lazer vivenciados nesta cidade de Mossoró, bem como a análise dos fenômenos ocorridos em decorrência da aplicação dessas atividades. Demonstra a relevância desse tipo de jogo quando vivenciado nos referidos momentos de lazer. Essa observação deu-se através de uma entrevista aplicada a 13% da população alvo, após a realização das atividades. O presente trabalho está dividido em quatro capítulos: no primeiro capítulo, apresentar-se-á um referencial teórico em termos de revisão de literatura; no segundo, tratar-se-á dos procedimentos metodológicos referentes à realização da pesquisa; no terceiro, descrever-se-á o desenvolvimento da pesquisa empírica, apresentando-se a descrição dos jogos cooperativos aplicados, os objetivos, a disposição do grupo no espaço, e os recursos utilizados; por fim, no quarto capítulo enfatizar-se-ão os resultados colhidos na pesquisa e a descrição da entrevista realizada no último encontro. Tal resultado foi muito significativo, já que o objetivo ao qual se propunha esse trabalho, conduz a uma reflexão sobre a importância da utilização dos jogos cooperativos no tempo livre. Esses jogos cooperativos, que antes eram desconhecidos pelo grupo, tornaram-se para eles algo útil, satisfatório e benéfico passando a serem considerados, de acordo com a investigação realizada, como uma ferramenta de grande utilidade para a alegria e satisfação das pessoas nos momentos de lazer.

Palavras-chave:
Lazer. Importância social. Jogos cooperativos. Satisfação. Afeição.

Texto completo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial