Práticas corporais: possibilidades e contribuições para uma melhor qualidade de vida de pessoas com esquizofrenia paranoide.

Práticas corporais: possibilidades e contribuições para uma melhor qualidade de vida de pessoas com esquizofrenia paranoide.

Rodrigo Severo dos Santos.


Resumo
Esta pesquisa situa-se dentro da necessidade de avaliar as possibilidades e contribuições que as práticas corporais podem ofertar para os usuários com o subtipo da esquizofrenia paranoide. Assim, temos como objetivo analisar como as práticas corporais (sobretudo a antiginástica, a eutonia e o relaxamento) podem possibilitar melhoria da qualidade de vida, no âmbito social, dos usuários com esquizofrenia do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II - Leste), situado na Cidade de Natal/RN. O procedimento metodológico usado foi a Pesquisa-Ação, pois esse método intervencionista possibilitou programar mudanças na realidade social dos usuários com esquizofrenia paranoide da referida unidade de saúde. A população deste estudo foi composta por aproximadamente catorze pessoas, sendo dez usuários com esquizofrenia paranoide e quatro membros da equipe multidisciplinar, ambos os grupos do CAPS II - Leste. Aplicamos, ao longo de aproximadamente quatro meses, três técnicas corporais, com duas intervenções por semana, cada uma com duração de uma hora e meia. Os instrumentos de pesquisa usados foram a observação participante e a entrevista semiestruturada. Resultados: através do material analisado foi possível constatar que as práticas corporais realizadas foram compreendidas como um tratamento alternativo que fez com que alguns dos efeitos colaterais causados pelo tratamento medicamentoso fossem minimizados, havendo melhorias na predisposição social, física e emocional dos usuários, promovendo a autoestima, a autoconfiança e a percepção dos usuários sobre si mesmos e sobre o seu estado de saúde.

Palavras-chave: 
Esquizofrenia. Práticas corporais. Qualidade de vida. Socialização.

Texto completo:
SANTOS, Rodrigo Severo dos. Práticas corporais: possibilidades e contribuições para uma melhor qualidade de vida de pessoas com esquizofrenia paranoide.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial