Lazer e terapias com animais: uma análise de suas possibilidades na recuperação e melhoria da qualidade de vida de pessoas portadoras de necessidades especiais.
Mikeângela Carla Freitas de Araújo
Resumo
Percebe-se que nesses últimos tempos, tem crescido a demanda da sociedade em busca da igualdade sócioéconômíca para todos. inclusive para com os portadores de necessidades especiais. É nessa perspectiva que, o presente trabalho tem por finalidade explanar o assunto acerca da terapia com animais, tendo como objetivo principal, classificar se a atividade pode ser considerada lazer e quais suas possiblidades de melhoria na qualidade de vida de pessoas portadoras de necessidades especiais. Como também objetiva-se a análise da relação portador-animal, investigando como o lazer participa nesse processo e que implicações pode proporcionar. Assim estaremos abordando assuntos como lazer, inclusão social, qualidade de vida e a equoterapia atividade com cavalos. Para referenciar o estudo foi entrevistada uma população de 21 indivíduos divididos em três grandes distintos: instrutores, acompanhantes e praticantes. Considerando os resultados obtidos, que foram analisados/discutidos de acordo com a perspectiva qualitativa, especificamente a analise de conteúdo, pôde-se observar que a equoterapia é concebida como lazer e apresenta resultados satisfatórios para a qualidade de vida dos usuários. Fortalece o pressuposto de que os animais são aliados em nossas vidas . Abrindo possibilidades para atuação do profissional: tecnólogo em lazer e qualidade de vida.
Palavras-chave:
Lazer. Animais. PNE's. Qualidade de vida.
Texto completo:
ARAÚJO, Mikeângela Carla Freitas de. Lazer e terapias com animais: uma análise de suas possibilidades na recuperação e melhoria da qualidade de vida de pessoas portadoras de necessidades especiais.



Nenhum comentário:
Postar um comentário