A influência do lazer nas políticas públicas de recuperação da auto-estima das crianças e adolescentes participantes do PETI de Ielmo Marinho - RN.

A influência do lazer nas políticas públicas de recuperação da auto-estima das crianças e adolescentes participantes do PETI de Ielmo Marinho - RN.

Gabriela Olivar de Oliveira Santos


Resumo
A pesquisa a ser apresentada consiste em uma monografia de conclusão do Curso Superior de Tecnologia em Lazer e Qualidade de Vida do CEFET-RN. O objeto de estudo é o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) do Município de lelmo Marinho - RN e o objetivo geral é analisar a influência do lazer nas políticas públicas de recuperação da auto-estima das crianças e adolescentes participantes do Programa. O Trabalho teve como objetivos específicos perfilar os profissionais que atuam, juntos, no Programa; caracterizar as atividades diárias e os eventos de lazer desenvolvidos no Programa e identificar a percepção das crianças e adolescentes com relação ao Programa. O Estudo de Caso do tipo descritivo pode ser considerado também uma Pesquisa Participante, pela intervenção realizada no Programa, através do estágio da autora do Trabalho. Como instrumentos para coleta de dados, foram utilizados 30 (trinta) questionários fechados iguais entre os participantes do Programa, escolhidos de forma aleatória; observações participantes - anotações, registros, fotos - e 4 (quatro) entrevistas estruturadas iguais com alguns profissionais envolvidos no Programa. Com relação ao tratamento dos dados coletados, a abordagem foi qualitativa do tipo análise do discurso e também foram utilizados alguns gráficos para melhor explicitar os números e as conclusões sobre eles. Após a pesquisa bibliográfica e de campo, concluiu-se que há, sim, melhoria na auto-estima das crianças e adolescentes que passam a participar da Jornada Ampliada do PETI, principalmente pelo conteúdo das atividades e diagnóstico observado a partir delas, mas ainda há muito que se conquistar. O aspecto autoestima é bastante subjetivo e merece ainda mais atenção. A corrente Pesquisa se propôs a iniciar um estudo nesse sentido, mas essa análise não está terminada e deve subsidiar novos trabalhos na área de políticas públicas de lazer.

Palavras-chave:


Texto completo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial